Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações (...) Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos." Albert Einstein
Quando
os pais participam ativamente da vida de seus filhos e se engajam,
inclusive, no cotidiano escolar da criança e do adolescente, a tendência
é que os educandos se dediquem e se esforcem mais, além de se sentirem
amados e apoiados. O pai que procura saber sobre a relação dos filhos
com os professores, comportamento em sala de aula, notas e dificuldades
nas matérias, sobretudo relacionado ao rendimento escolar do filho,
normalmente está disposto a ajudar o professor a vencer os desafios em
sala de aula, adotando medidas complementares em casa. Isso,
inevitavelmente, promove uma melhoria na aprendizagem escolar.
Nesta linha de pensamento, a Escola Municipal Maura Coelho Barros
sempre promove esta parceria com os pais dos educandos, através de
reuniões periódicas, palestras, seminários, ou até mesmo solicitando o
comparecimento dos mesmos quando necessário e, muitas das vezes, os
próprios pais voluntariamente, procuram a unidade escolar com o intuito
de verificar a situação escolar de seus filhos.
A importância da parceria família e escola
A
família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os
mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos
objetivos que desejam atingir.
Ressalta-se
que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para
que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a
um futuro melhor.
O
ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma
simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma
que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de
situações que surgem na sociedade.
Existem
diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem
oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno respectivamente dos seus
filhos e dos seus alunos. Alguns critérios devem ser considerados como
prioridade para ambas as partes. Como sugestões seguem abaixo alguns
deles:
Família
- Selecionar a escola baseado em critérios que lhe garanta a confiança da forma como a escola procede diante de situações importantes;
- Dialogar com o filho o conteúdo que está vivenciando na escola;
- Cumprir as regras estabelecidas pela escola de forma consciente e espontânea;
- Deixar o filho a resolver por si só determinados problemas que venham a surgir no ambiente escolar, em especial na questão de socialização;
- Valorizar o contato com a escola, principalmente nas reuniões e entrega de resultados, podendo se informar das dificuldades apresentadas pelo seu filho, bem como seu desempenho.
Escola
- Cumprir a proposta pedagógica apresentada para os pais, sendo coerente nos procedimentos e atitudes do dia-a-dia;
- Propiciar ao aluno liberdade para manifestar-se na comunidade escolar, de forma que seja considerado como elemento principal do processo educativo;
- Receber os pais com prazer, marcando reuniões periódicas, esclarecendo o desempenho do aluno e principalmente exercendo o papel de orientadora mediante as possíveis situações que possam vir a necessitar de ajuda;
- Abrir as portas da escola para os pais, fazendo com que eles se sintam à vontade para participar de atividades culturais, esportivas, entre outras que a escola oferecer, aproximando o contato entre família-escola;
- É de extrema importância que a escola mantenha professores e recursos atualizados, propiciando uma boa administração de forma que ofereça um ensino de qualidade para seus alunos.
A
parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso
da educação de todo indivíduo. Portanto, pais e educadores necessitam
ser grandes e fiéis companheiros nessa nobre caminhada da formação
educacional do ser humano. Parabéns à toda a equipe da Escola Municipal Maura Coelho Barros e toda a comunidade escolar pela brilhante parceria Escola e Família!
Baseado nas palavras de Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Fontes:
www.educador.brasilescola.uol.com.br
www.pertoo.com
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