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quarta-feira, 20 de junho de 2018

Trabalho Coletivo


Trabalho em equipe: um conceito cada vez mais valorizado e necessário em qualquer unidade de ensino. Portanto, em nossa Escola Maura Coelho não poderia ser diferente!
Aprender a trabalhar em conjunto com outras pessoas é um objetivo de formação que se impõe hoje para todas as pessoas em qualquer situação que se encontre.
Em uma unidade escolar é uma condição necessária para a formação dos nossos educandos em cidadãos preparados para uma sociedade democrática.
Ainda que o trabalho pedagógico seja realizado predominantemente na sala de aula, pelos professores, é importante lembrar que todas as experiências vivenciadas na escola, com os colegas, com professores, dirigentes ou mesmo outros auxiliares, concorrem para a formação do educando e fazem parte do cotidiano escolar, o que faz supor que a forma como a escola está organizada, o clima existente e as oportunidades que ela oferece exigem cuidados especiais da parte da equipe gestora.
Além disso, o desempenho escolar e os resultados apresentados pela unidade escolar são de responsabilidade geral de toda a equipe. Diante de tudo disto, ressaltamos a importância do trabalho coletivo realizado pela equipe da Escola Municipal Maura Coelho Barros, ao longo de todos esses anos.
Sucesso a toda a equipe da Escola Municipal Maura Coelho Barros!
  





  
NINGUÉM VIVE SÓ
Ninguém vive só...  
mesmo as estrelas do céu brilham juntas.
Mesmo as águas do oceano correm em conjunto.
Mesmo as lágrimas rolam duas a duas,
não raro acompanhadas de sorrisos...

Ninguém vive só...
Mesmo as folhas pequeninas dos arbustos dormem juntas.
E os pássaros cortam ares em revoadas.

Ninguém vive só.
Mesmo as pedras procuram o caminho,
porque o caminho não é deserto,
mas transitado pelos homens.
Mesmo as flores procuram o jardim,
porque os jardins são visitados.
Mesmo os perfumes procuram as flores,
porque a flor perfumada exerce maior atração...

Ninguém vive só...
E nessa grande harmonia de conjunto,
resta a constante busca de "outro",
neste irresistível poema de sociabilidade,
nós nos situamos também como gente.

Ninguém vive só...
Situar-se como gente é abandonar a idéia do EU,
a atitude do egoísmo para aderir ao NÓS.
Eu,  você,  todos nós:
Abertos,
confiantes,
construtivos,
comunitários e sociais!
Roque Schneider,
Parada para Pensar

Por isso, cada um de nós são importantesna 
nossa equipe Maura Coelho!

                   
 O talento vence jogos, mas o trabalho em equipe e a inteligência vencem campeonatos.”  
Michael Jordan


Família na Escola



Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações (...) Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos." Albert Einstein



Quando os pais participam ativamente da vida de seus filhos e se engajam, inclusive, no cotidiano escolar da criança e do adolescente, a tendência é que os educandos se dediquem e se esforcem mais, além de se sentirem amados e apoiados. O pai que procura saber sobre a relação dos filhos com os professores, comportamento em sala de aula, notas e dificuldades nas matérias, sobretudo relacionado ao rendimento escolar do filho, normalmente está disposto a ajudar o professor a vencer os desafios em sala de aula, adotando medidas complementares em casa. Isso, inevitavelmente, promove uma melhoria na aprendizagem escolar.
Nesta linha de pensamento, a Escola Municipal Maura Coelho Barros sempre promove esta parceria com os pais dos educandos, através de reuniões periódicas, palestras, seminários, ou até mesmo solicitando o comparecimento dos mesmos quando necessário e, muitas das vezes, os próprios pais voluntariamente, procuram a unidade escolar com o intuito de verificar a situação escolar de seus filhos.  
 

 A importância da parceria família e escola


A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.
Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor.
O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.
Existem diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno respectivamente dos seus filhos e dos seus alunos. Alguns critérios devem ser considerados como prioridade para ambas as partes. Como sugestões seguem abaixo alguns deles:


Família

  • Selecionar a escola baseado em critérios que lhe garanta a confiança da forma como a escola procede diante de situações importantes;
  • Dialogar com o filho o conteúdo que está vivenciando na escola;
  • Cumprir as regras estabelecidas pela escola de forma consciente e espontânea;
  • Deixar o filho a resolver por si só determinados problemas que venham a surgir no ambiente escolar, em especial na questão de socialização;
  • Valorizar o contato com a escola, principalmente nas reuniões e entrega de resultados, podendo se informar das dificuldades apresentadas pelo seu filho, bem como seu desempenho.


Escola

  • Cumprir a proposta pedagógica apresentada para os pais, sendo coerente nos procedimentos e atitudes do dia-a-dia;
  • Propiciar ao aluno liberdade para manifestar-se na comunidade escolar, de forma que seja considerado como elemento principal do processo educativo;
  • Receber os pais com prazer, marcando reuniões periódicas, esclarecendo o desempenho do aluno e principalmente exercendo o papel de orientadora mediante as possíveis situações que possam vir a necessitar de ajuda;
  • Abrir as portas da escola para os pais, fazendo com que eles se sintam à vontade para participar de atividades culturais, esportivas, entre outras que a escola oferecer, aproximando o contato entre família-escola;
  • É de extrema importância que a escola mantenha professores e recursos atualizados, propiciando uma boa administração de forma que ofereça um ensino de qualidade para seus alunos.
A parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo. Portanto, pais e educadores necessitam ser grandes e fiéis companheiros nessa nobre caminhada da formação educacional do ser humano. Parabéns à toda a equipe da Escola Municipal Maura Coelho Barros e toda a comunidade escolar pela brilhante parceria Escola e Família!



Baseado nas palavras de Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia


Fontes:
 www.educador.brasilescola.uol.com.br
www.pertoo.com


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Projeto Pedagógico:
II Festival de Talentos em Comemoração ao 29º Aniversário da Escola Municipal Maura Coelho Barros

http://mauracoelho.comunidades.net/1885503747_01/101_cartaz_maura.jpg Público-alvo: todos os alunos da Escola Municipal Maura Coelho Barros.
Responsáveis pela execução do projeto: Grupo Gestor, Coordenação Pedagógica, Professores, Técnicos Administrativos e Alunos da Escola Municipal Maura Coelho Barros.  

JUSTIFICATIVA
A Escola Municipal Maura Coelho Barros começou a funcionar em 11 de abril de 1988 - Lei de Criação nº. 505, completando, portanto, 29 anos em 2017. Conforme a visão estratégica disposta no PPP, conhecer o passado e o momento atual  da instituição é uma forma de fortalecê-la. Diante disso, a comunidade escolar propõe continuar com a tradição de comemorar mais um aniversário por meio de um Festival de Talentos.


OBJETIVOS
  • Comemorar o Aniversário da Escola Municipal Maura Coelho Barros, tendo como referência os seguintes valores educacionais: trabalho em equipe, respeito e publicização.
  • Reafirmar o valor da escola para a comunidade.
  • Descobrir e valorizar talentos artísticos dos alunos.
  • Selecionar talentos para os eventos da SME como POEMI, Festival de Música e outros.


CONTEÚDOS
  • Música, Coreografia e Poesia.
  
RECURSOS UTILIZADOS
  • Fichas de inscrições.
  • Som, cadeiras e iluminação para a quadra da Escola no dia do Festival de Talentos.
  • Brindes para a premiação.
  • Sistema de som.

CRONOGRAMA (1ª ETAPA/2017)
  • 17/02: Apresentação do projeto aos professores e 08 a 10/03: apresentado o projeto aos alunos.
  • 14/03 a 24/03: Inscrições recebidas.   
  • 31 /03 a 07/04: Preparação da programação do II Festival de Talentos.
  • 11/04 (Vespertino): Culminância do Projeto, com o Festival de Talentos e venda de lanches.

 ASPECTOS AVALIADOS:
  • Interesse e participação de todos os envolvidos durante a execução das atividades propostas.
  • Frequência no II Festival de Talentos.
  • Colaboração dos professores e técnicos administrativos na culminância do projeto.
  • Postura dos alunos durante a realização do Festival.

Referência Bibliográfica

PPP da Escola Municipal Maura Coelho Barros







 


 

 

 

 








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Contrato Pedagógico


Contrato Pedagógico trata-se de um conjunto de regras implícitas ou explícitas que regem as responsabilidades daqueles envolvidos nos processos de ensino e de aprendizagem. O presente Contrato Pedagógico descreve os direitos e as responsabilidades que cabem aos envolvidos.


          
SÃO DIREITOS:

  • Receber uma educação de qualidade, de acordo com os objetivos da escola;
  • Participar de atividades sociais, cívicas, recreativas e culturais promovidas pela escola;
  • Valer-se dos serviços pedagógicos e de orientação oferecidos pela escola;
  • Expor suas dificuldades de aprendizagem e receber atendimento adequado;
  • Apresentar opiniões e sugestões viáveis relativas à melhoria da vida escolar própria e de sua turma;
  • Desfrutar de um ambiente de tranquilidade, cooperação e respeito para realizar seu trabalho escolar;
  • Ser considerado e valorizado em sua individualidade sem discriminação de qualquer natureza;
  • Ser respeitado por todo o pessoal da escola e pelos colegas;
  • Ser ouvido em suas queixas e reclamações;
  • Recuperar conteúdos e avaliações, quando faltar às aulas apresentar justificativa ou comunicado através de telefonema ou pessoalmente na coordenação.
  • O aluno que precisar se comunicar com os pais deve dirigir-se a coordenação.

         
SÃO DEVERES:

  • Respeitar professores, alunos, funcionários e colegas de classe;
  • Comparecer e participar das aulas;
  • Cumprir o horário das aulas;
  • Entregar aos pais ou responsáveis todos os comunicados da escola, retornando assinado quando solicitado;
  • Justificar junto a coordenação eventuais faltas, apresentando atestado médico ou comunicado através de telefonema ou pessoalmente;
  • Quando faltar, inteirar-se antes da próxima aula, de todos os conteúdos, atividades e avaliações, responsabilizando-se pelo seu rendimento escolar (informe-se com colegas e copie as atividades);
  • Estudar, fazer as atividades e demais trabalhos solicitados pelo professor;
  • Trazer as avaliações abaixo da média assinadas pelos responsáveis;
  • Acompanhar e refazer (se necessário) as correções das tarefas propostas pelo professor em sala.
  • Respeitar o mapa de classe, ocupando sempre o lugar que lhe for destinado pela coordenação ou mesmo pelo professor;
  • Revisar seu material antes de sair de casa, verificando se possuem materiais básicos como: livro, caneta, lápis, borracha, bem como trabalhos e outros materiais solicitados pelo professor;
  • Permanecer em sala de aula durante a troca das aulas;
  • Cuidar do livro didático e devolvê-lo ao final do ano letivo, conforme recebeu e sem danos. Portar o livro em todas as aulas a não ser que o professor dispense;
  • Utilizar o banheiro e tomar água antes de iniciar as aulas e durante o recreio. Não será permitida a saída na primeira, terceira e quarta aulas; exceto casos com atestado médico ou casos emergenciais;
  • Zelar pela limpeza e conservação das instalações e dependências, materiais, móveis, utensílios e equipamentos de propriedade da escola;
  • Quando produzir danos materiais a escola ou a objetos de propriedade de colegas, professores e funcionários, seus responsáveis deverão indenizar o prejudicado.

          
NÃO É PERMITIDO:

  • Entrar e sair das aulas sem autorização do professor;
  • Negar-se a realizar atividades propostas pelos professores em sala de aula e ou tarefas de casa;
  • Depredar o patrimônio escolar e materiais do colega, professores ou funcionários, devendo ressarcir os prejuízos;
  • Promover ou participar de brigas, discussões ou tomar atitudes incompatíveis com o adequado comportamento social (bullying) dentro da sala de aula;
  • Usar de formas ilícitas ou desonestas para solucionar avaliação ou trabalhos escolares (colas e cópias de trabalhos);
  • Utilizar palavras indecorosas/inadequadas (palavrões).

    
ATENÇÃO!

  • Uso do celular segue as normas da Escola, portanto, não será permitido o uso em sala de aula, a não ser que haja um momento destinado e ou preparado pelo professor(a) para utilizá-lo.
  • Cuidar da higiene pessoal.
  • Entregar os trabalhos nas datas estabelecidas (não havendo justificativa o trabalho poderá não ser aceito).
  • O seu caderno é seu diário, seu instrumento de estudo, portanto deve ser bem organizado, limpo, letra legível, conter todas as aulas e comandos pontuados pelo professor.




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